No cultivo de figo, a quebra de dormência é uma etapa fundamental para garantir uma brotação uniforme e produtiva. Para mostrar como esse processo deve ser feito, o TV Sítio visitou a propriedade da família Veruci, onde o produtor Reginaldo Veruci detalhou cada passo do tratamento.
Logo após a poda, é feita a aplicação de uma calda à base de óleo mineral e fungicida, em baixa dosagem, que deve cobrir toda a madeira da planta de baixo para cima. Esse cuidado evita que os brotos saiam de forma irregular e assegura que a figueira se desenvolva de maneira equilibrada.
Segundo Reginaldo, o ideal é realizar o tratamento logo após a poda, antes que a planta inicie a brotação. Caso contrário, o risco é que os brotos novos sejam queimados pelo produto. Em sua propriedade, com cerca de 4 mil pés de figueira, o manejo é escalonado entre áreas mais altas e baixas, para reduzir os riscos de perdas com geadas.
O resultado esperado é uma brotação vigorosa e uniforme, que permitirá dar sequência ao manejo com a desbrota e a formação correta da copa da planta.