Como reproduzir orquídeas (parte 2) - TV Sítio

TV Sítio

Como reproduzir orquídeas (parte 2)

  • 30/09/2014
  • Dando sequência a série sobre cultivo de orquideas in vitro, mostramos agora a fase final. Desde a extração das sementes até a formação das mudas. Um vídeo interessante para quem gosta dessas plantas.

Neste vídeo você vai acompanhar desde o momento em que as sementes são extraídas das cápsulas até a formação das mudas. Vale ressaltar que estamos mostrando nesta série como é o serviço dos profissionais da Biorchids - considerado um dos maiores orquidários da América Latina. Mas, nada impede de tentar aí na sua casa improvisando um ou outro manejo e até a cultura (geléia).

O importante é saber que mãos, ferramentas e recipientes precisam estar sempre esterilizados. Qualquer contaminação pode por todo o trabalho a perder.

Especialistas na reprodução vegetal dizem que a técnica é bastante eficiente por que os profissionais reproduzem no laboratório as condições favoráveis para as sementes se desenvolverem.

No caso da Biorchids, das mais de 300 mil sementes da cápsula, cerca de 200 mil viram mudas. Na natureza, apenas uma ou outra conseguiria sobreviver.

Pesquisando pela internet é possível encontrar diversas receitas caseiras de como preparar uma cultura. Alguns autores dizem que já testaram com sucesso. Reproduzo a seguir um link de um artigo interessante sobre o assunto.

http://mvlocatelli.blogspot.com.br/2011/09/tecnicas-novas-de-cultivo-in-vitro-de.html

Com relação a tampa do frasco, é importante ressaltar que a abertura para troca de gases tem que ser minúscula para evitar contaminação.

Veja como fez este internauta:
https://www.youtube.com/watch?v=bZAh3OiM_gw

Vale ressaltar que estas técnicas não foram testadas por nossos consultores.
Espero que você tenha curtido o material. Não esqueça de deixar suas críticas e sugestões... Compartilhe conhecimento.

E-book - Como podar plantas frutíferas.

Veja Mais