Como fazer mudas de bonsai - TV Sítio

TV Sítio

Como fazer mudas de bonsai

  • 05/04/2016
  • Nesse vídeo, você vai ver como produzir bonsai em casa, a partir de sementes.

Bonsai é uma árvore em miniatura. A planta ornamental é capaz de produzir flores e frutos, e precisa de técnicas especiais de poda para ficar no tamanho e formato ideais.
O TV Sítio foi até Holambra-SP acompanhar uma produção de mudas de bonsai, a partir de sementes.
Nesse vídeo, o produtor Alcir Mello mostra que a técnica pode ser aplicada em qualquer árvore, inclusive nas tipicamente brasileiras, como é o caso da jabuticabeira.
O primeiro passo é retirar a semente da planta desejada, lavá-la e secá-la. Se guardada na geladeira, uma semente dura até um ano.
Para plantá-la, é possível utilizar uma bandeja agrícola, encontrada em casas de jardinagem ou um pote de plástico, como o de iogurte, por exemplo. O importante é que o recipiente tenha furos embaixo, para drenar a água nos momentos de regar.
Deve ser utilizado um substrato especial para plantas ornamentais, à base de casca de pinus e de eucalipto e a semente precisa ser colocada no lugar estratégico para germinar saudável e não apodrecer
A partir dos 60 dias de vida, a muda já pode ser adubada. O recomendado é que seja utilizado o NPK 10-10-10 líquido.
Por volta do 90º dia é hora de transplantar a planta para um vaso maior para dar espaço para as raízes crescerem. Nesse estágio, já é possível fazer a adubação granulada a cada 30 dias.
Quando o caule fica mais forte e o bonsai começa e se ramificar é o momento ideal para iniciar a poda.


Veja os detalhes da produção de bonsai no vídeo e compartilhe com os amigos.

E-book - Como podar plantas frutíferas.

Veja Mais