Aprenda a podar o bonsai - TV Sítio

TV Sítio

Aprenda a podar o bonsai

  • 02/05/2017
  • Criar uma representação da natureza na forma de uma árvore em miniatura é o objetivo do bonsai.


Nesse vídeo, o especialista na arte, Cezar Basso, do Bonsai Sorocaba http://www.bonsaisorocaba.com.br/ ensina como fazer as primeiras podas em um pré-bonsai.

Aqui, ele usa a Caliandra e explica que o momento certo de começar a podar é quando a planta descabela, ou seja, fica com os ramos longos e sem forma definida.

O primeiro passo é tirar os galhos ladrões, aqueles brotos fora de lugar, que podem crescer e comprometer a harmonia da planta. Se eles forem retirados ainda jovens, não deixam cicatrizes grosseiras no bonsai.

Caso eles cresçam e tenham que ser retirados depois, o ideal é fazer o procedimento com alicate lateral ou côncavo e passar uma pasta cicatrizante na sequência.

Para saber se planta já pode ir para o vaso, é importante confirmar se ela está no tamanho ideal, com várias ramificações e parecendo uma miniárvore.

Antes do transplante é preciso descompactar e podar as raízes preservando as capilares. Nosso especialista aconselha a fazer uma cama de pedrisco no vaso, porque facilita a drenagem.

Nessa técnica não se usa terra para evitar fungos e bactérias que podem atacar o bonsai em dias mais úmidos. O  substrato é composto de caco de telha, pedrisco e casca de pinus.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre a poda do bonsai. E não se esqueça de curtir, comentar e compartilhar.

E-book - Como podar plantas frutíferas.

Veja Mais