Aprenda a fazer enxerto na jabuticabeira - TV Sítio

TV Sítio

Aprenda a fazer enxerto na jabuticabeira

  • 11/10/2016
  • A técnica de enxertia agiliza o tempo de frutificação da árvore.

A jabuticabeira é uma planta nativa brasileira conhecida há mais de 400 anos. Muita gente gostaria de cultivar esse tipo de árvore, mas esbarra no problema do tempo de frutificação. Quem planta uma jabuticabeira da semente pode esperar décadas para colher os primeiros frutos.

Por isso, o TV Sítio foi até o produtor Fernando Grando do www.jabuticabeira.com.br , que ensina como fazer enxertia, uma técnica que acelera muito o processo produtivo.

Para começar o enxerto é preciso uma árvore jovem, que vai servir como cavalo, e um galho de uma árvore mais velha e produtiva, que dê bons frutos, para ser o cavaleiro.  Os materiais necessários são fitilho, fita de cera, alicate e faca. A faca será utilizada para descascar a ponta do galho que será enxertado.

O fitilho tem a função de fixar o cavaleiro no caule do cavalo para que eles se fundam e a fita de cera, amarrada no galho enxertado, garante que ele não receba umidade, já que isso atrapalharia o processo.

A enxertia de jabuticaba pode ser feita o ano todo, mas é melhor evitar os meses muito frios. As frutas começam a nascer de um a dois anos depois do enxerto.

 

Assista ao vídeo, curta e compartilhe! 

E-book - Como podar plantas frutíferas.

Veja Mais