Hortaliças e frutas garantem energia no Carnaval - TV Sítio

TV Sítio

Hortaliças e frutas garantem energia no Carnaval

  • 06/02/2016
  • Para quem vai cair na folia, a dica é investir em alimentos naturais para não perder o pique.


O consumo de hortaliças é requisito para uma dieta saudável durante o ano todo, já que elas são fontes de vitaminas, minerais, fibras e outros compostos bioativos que previnem doenças crônicas, obesidade, problemas cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa deve consumir, no mínimo, 400 gramas de frutas e hortaliças por dia, para a manutenção da saúde e do bem-estar. Porém, em situações de alto gasto energético, como o período das festas do Carnaval, por exemplo, uma dieta rica em frutas e hortaliças apresenta ainda mais vantagens ao contribuir para a reposição de nutrientes, para a desintoxicação do organismo e para facilitar a digestão.

Uma dica é incluir as hortaliças em pratos como arroz e farofa, que sempre acompanham o tradicional churrasco, principalmente, nos dias de feriado. "A adição de cenoura, tomate, vagem, abóbora, entre outros vegetais, torna as receitas mais saborosas e saudáveis", comenta Milza Lana, pesquisadora da área de pós-colheita da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF)

Ela idealizou o site Hortaliças na Web, que busca promover o consumo desses alimentos por meio de dicas que ensinam como preparar diversas receitas à base de hortaliças. "Além de saladas e sucos, é possível aproveitar esses ingredientes naturais em sopas, tortas, bolos e sanduíches. Como a proposta é incentivar o consumo de vegetais e frutas pela população brasileira, as receitas são práticas, de baixo custo e nutritivas", comenta Milza, ao destacar que as hortaliças podem ser incluídas em todas as refeições, do café da manhã ao jantar.

No site www.cnph.embrapa.br/hortalicasnaweb/index.html é possivel encontrar cerca de 150 receitas saudáveis, além de dicas de como reduzir o desperdício de alimento.

Fonte: Embrapa

E-book - Como podar plantas frutíferas.