Cacequi sedia 39ª Festa do Arroz e Soja - TV Sítio

TV Sítio

Cacequi sedia 39ª Festa do Arroz e Soja

  • 06/06/2014
  • O evento será realizado na sede do Centro de Tradições Gaúchas General Osório, com palestras técnicas sobre a cultura da soja e do arroz irrigado.


Organizada em conjunto pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), começa nesta sexta-feira (06/06), em Cacequi, no Vale do Jaguari, a 39ª Festa do Arroz e Soja. O evento será realizado na sede do Centro de Tradições Gaúchas General Osório, com palestras técnicas sobre a cultura da soja e do arroz irrigado.

Cerca de 250 pessoas são esperadas nos dias 6 e 7 de junho, período em que ocorre o evento no município. A abertura será às 18h, seguida de palestras sobre crédito rural, ministrada pelo representante da Farsul, Antônio da Luz, e sobre o impacto e perspectivas da rotação de culturas na Metade Sul do Estado, ministrada pelo presidente do Irga, Cláudio Pereira. Após, será servido um arroz de carreteiro, preparado pela equipe gastronômica do Irga. No sábado (07/6), haverá desfile das rainhas da Festa e, às 23h, o baile de comemoração do evento.

Arroz
Um dos pilares da economia de Cacequi, o arroz é responsável por cerca de 40% do PIB agropecuário do município. Mais de 100 produtores cultivam o grão em uma área total de 16 mil hectares. “Na safra de 2013/2014, a produtividade foi de 6.950 quilos por hectare, alcançando assim uma produção total de 111,2 mil toneladas”, diz o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Cacequi, técnico agrícola João Francisco Comiz.

Texto: Organização do evento

E-book - Como podar plantas frutíferas.

Veja Mais