Uso de tecnologia aumenta a produção de mandioca - TV Sítio

TV Sítio

Uso de tecnologia aumenta a produção de mandioca

  • 14/04/2016
  • Com os recursos corretos, é possível elevar a produtividade em 150%.

O uso de tecnologias recomendadas para cultura da mandioca, associada ao plantio mecanizado, possibilita o incremento acima de 150% na produtividade, de acordo com constatação da Embrapa Amazônia Ocidental, em plantios em áreas demonstrativas no interior do Estado.

O agrônomo Raimundo Rocha, analista da Embrapa Amazônia Ocidental, que coordenou esse trabalho de multiplicação de cultivares regionais de mandioca em plantio mecanizado, com uso de tecnologias, destaca que a mecanização por si só não garante o aumento de produtividade, mas contribui quando a mecanização vem acompanhada de tecnologias, como a correção da acidez do solo, adubação, e uso das técnicas do trio da produtividade (que inclui técnicas de seleção de manivas, espaçamento adequado e controle de plantas daninhas).

O exemplo desse trabalho, realizado nos municípios de Manaquiri e Careiro-Castanho, no Amazonas, pode servir de referência para agricultores do Estado, que estão interessados em cultivos de mandioca com uso de mecanização agrícola. As cultivares regionais de mandioca de uso dos agricultores nos municípios conseguiram ter um rendimento muito maior quando associadas a algumas técnicas de manejo, que é o caso do ‘trio da produtividade‘, e mais ainda com o incremento de insumos de adubação e calagem nas recomendações adequadas e com a mecanização no cultivo na área demonstrativa.

O resultado do uso desse conjunto de técnicas colocadas em prática nas unidades demonstrativas produziu em média 27,45 toneladas de raiz de mandioca por hectare. Sem essas técnicas, a média de produção é em torno de 10,61 t/ha, no município de Manaquiri, onde foi desenvolvido o trabalho. O aumento corresponde a 158% acima da média do município.

Foram avaliados sete variedades de mandioca, que com as técnicas utilizadas ganharam produtividades que variam de 16,33 até 33,12 t/ha. Mesmo a variedade que se apresentou menos produtiva, com 16,33 t/ha, consegue se elevar em 53% com as técnicas recomendadas. Esses resultados quando comparados com a produtividade média do Amazonas, que foi de 11,63 t/ha em 2015, representam um aumento de 136%.

Rocha destaca que o uso da mecanização agrícola no cultivo da mandioca representa uma redução considerável nos custos com mão de obra, que seria paga em diárias de trabalho manual. No plantio manual são necessárias aproximadamente 80 horas de trabalho de uma pessoa, considerando trabalho de 8 horas por dia durante 10 dias, para plantar um hectare de mandioca.

Com o apoio de uma máquina plantadeira é possível sulcar, adubar, cortar e plantar maniva para 1 hectare de mandioca durante 2 horas de trabalho envolvendo três pessoas. "Isso representa racionalização nos custos", explica Rocha. O agrônomo acrescenta que o cultivo mecanizado da mandioca com uso das tecnologias citadas tem também vantagens ambientais em relação ao cultivo manual, porque consegue produzir mais em menos áreas.

E-book - Como podar plantas frutíferas.