Sistema ajuda a monitorar temida doença da banana - TV Sítio

TV Sítio

Sistema ajuda a monitorar temida doença da banana

  • 02/02/2016
  • A sigatoka-negra é considerada a doença mais severa e destrutiva da banana no mundo.

A sigatoka-negra é considerada a doença mais severa e destrutiva em todas as regiões produtoras de banana do mundo.

Um método computacional associado a sistemas de informações detecta épocas e locais com condições favoráveis à ocorrência da sigatoka-negra em bananais de forma mais fácil, rápida e abrangente, facilitando o controle da doença. Isso gera ganhos econômicos e redução de impactos ambientais para o produtor.

O método permite conhecer os locais com maior probabilidade de ocorrência da doença, relacionada às condições climáticas e a variabilidade espacial da posição das plantas na região produtora.

O usuário do sistema, que pode ser um consultor especializado ou o próprio produtor, receberá do programa um mapa de prescrições de aplicações de fungicida que indica o volume da aplicação, sua localização e as melhores épocas para a ação.

Segundo o responsável pelo desenvolvimento do sistema, o pesquisador Paulo Cruvinel, da Embrapa Instrumentação (SP), o modelo minimiza uso da energia e economiza os produtos aplicados, o que além de benefícios financeiros reduz os impactos ambientais.

Métodos tradicionais de controle da doença são mais demorados e difíceis de manejar.

O modelo desenvolvido pela Embrapa e parceiros foi licenciado para a empresa R3ZIS S/A, do Rio de Janeiro, no começo do mês de outubro. A partir de agora, a empresa poderá montar e adequar sistemas, baseados no modelo computacional transferido, para subsidiar os produtores agrícolas ou administradores de áreas de bananais na previsão de períodos considerados favoráveis à ocorrência da doença para a promoção de processos de controle com maior eficiência e previsibilidade.

Embora a doença do mal-de-sigatoka acarrete danos qualitativos e quantitativos, podendo chegar a perdas de até 100% na produção das bananas como Prata, Maçã, d‘Angola e as do subgrupo Cavendish, o pesquisador explica que sistemas de controle tradicionais têm sido realizados por meio de pulverizações alternadas de fungicidas sistêmicos.

 

Sigatoka-negra
A sigatoka-negra é causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis e é considerada por estudiosos uma das mais importantes doenças da bananeira no mundo, sendo a que mais preocupa o setor bananeiro brasileiro.

Os primeiros sintomas aparecem na face inferior da folha como estrias de cor marrom, evoluindo para estrias negras. Os reflexos da doença são sentidos pela rápida destruição da sua capacidade produtiva.

No Brasil, desde a sua constatação, em 1998, a doença tem gerado apreensão, tanto pela sua severidade como pela importância da cultura para o País.


Cadeia
A cultura da banana está presente na maioria dos estados brasileiros, sendo que a cadeia produtiva é composta principalmente por pequenos produtores.

As principais regiões produtoras brasileiras são Vale do Ribeira (SP), norte de Minas Gerais, norte de Santa Catarina e Juazeiro do Norte (BA), Petrolina (PE).

Mesmo com diferenças regionais, a banana brasileira é importante na pauta de exportação de produtos agrícolas do país.

Segundo os dados da Food and Agriculture Organization (FAO), o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de banana, com 6,4 milhões de toneladas, atrás do Equador (7,5 milhões) e da Índia (16 milhões).

A produtividade brasileira média, ainda, é baixa, apenas 12,5 toneladas por hectare, diante do desempenho dos outros países que lideram o mercado global, como a Costa Rica, com uma produtividade de 46,6 t/ha. Segundo os dados da FAO, a cultura cobre 508 mil hectares do território brasileiro, enquanto a Costa Rica, com seus 45 mil hectares, tem o triplo da produtividade brasileira e uma produção três vezes menor.

Fonte:Embrapa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E-book - Como podar plantas frutíferas.