Projeto contempla uso de hidrogel na produção de mudas - TV Sítio

TV Sítio

Projeto contempla uso de hidrogel na produção de mudas

  • 02/03/2016
  • Com ampla aplicação na biomedicina, bioengenharia e na indústria farmacêutica, os hidrogeis também são empregados na agricultura para ajudar a reduzir o consumo de água irrigada, promover a retenção de fertilizantes no solo e aumentar a taxa de crescimento das plantas.

Mudas de hortaliças, nanotecnologia, hidrogel, liberação controlada, fertilizante são as palavras-chave da linha condutora do projeto de pesquisa intitulado "Desenvolvimento e utilização de hidrogel nanocompósito como sistema de liberação controlada de ureia em substrato para produção de mudas de hortaliças", aprovado pelo Sistema Embrapa de Gestão (SEG) no final de 2015, e que já começou a dar os primeiros passos pertinentes aos objetivos propostos.

No projeto em curso, o principal objetivo gira em torno do desenvolvimento e da validação de um hidrogel com propriedades de liberação controlada de ureia na produção de mudas de tomate e pimentão, mais especificamente a veiculação de nitrogênio a partir da ureia como complementação em substratos de plantas e para promoção de maior retenção de umidade.

"A ideia é desenvolver um conjunto de ações para analisar dados referentes à capacidade de retenção de água no substrato, à variação da concentração de ureia na solução do substrato e também aos aspectos físico-químicos dos hidrogeis, além de dados dos experimentos em cultivo protegido e em campo de variedades de tomate e pimentão lançadas pela Embrapa", explica o pesquisador e líder do projeto na Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) Marçal Henrique Jorge.

"Além de recomendar as condições de uso desse produto para mudas, os dados obtidos permitirão traçar parâmetros de comparação entre aqueles observados em laboratório e em campo, de forma a prever o real comportamento de liberação dos insumos", complementa o pesquisador.


PLANOS DE AÇÃO, TESTES E PARCERIAS
O projeto contempla Planos de Ação (PA), vinculados à perspectiva de obtenção de três resultados: insumo agropecuário, prática/processo agropecuário e prática/processo agroindustrial.
Os testes serão conduzidos na região dos Cerrados (Goiás e Distrito Federal) e os resultados alcançados visam a indústria de insumos, estendendo-se a produtores rurais de base familiar e comunidades tradicionais.

 

Fonte: Embrapa

E-book - Como podar plantas frutíferas.