Doenças do trigo preocupam produtores brasileiros - TV Sítio

TV Sítio

Doenças do trigo preocupam produtores brasileiros

  • 22/02/2016
  • País vai reunir especialistas para combater males como giberela e a brusone.

O cultivo de trigo no mundo enfrenta dificuldades no controle de doenças, afetando a lucratividade do produto rural e comprometendo a economia nacional. Entre as doenças que mais preocupam destacam-se a giberela e a brusone. Em busca de soluções, o Brasil vai sediar, simultaneamento, dois eventos reunindo o que há de melhor no mundo em conhecimento e pesquisa sobre esses dois males. A submissão de trabalhos científicos pode ser feita até o dia 11 de março.

A giberela e a brusone são doenças causadas por fungos que atacam as espigas dos cereais de inverno sob condições de alta temperatura e chuvas frequentes no período do espigamento. A importância dessas doenças está na agressividade do fungo, associado ao alto nível de suscetibilidade das cultivares de trigo. O controle químico dessas doenças é considerado pouco eficiente e, sob ataque severo, economicamente inviável.

Para o pesquisador da Embrapa Trigo, José Maurício Fernandes, "o sucesso do cultivo de trigo no Brasil exige que os problemas causados por giberela e brusone sejam solucionados. Para tal há necessidade de esforços vultosos da comunidade científica e investimentos em pesquisa".

Giberela
Giberela é uma doença de maior preocupação para a produção de trigo em todo o mundo. O complexo de espécies de fungos associados com a doença produz micotoxinas que tornam os grãos impróprios para consumo humano e animal. Durante as últimas décadas, epidemias mais frequentes têm atraído a atenção de produtores e pesquisadores em todo o mundo.

Na China e no Japão, existem relatos de até 50% de perdas devidas à giberela em trigo, enquanto na Argentina foram estimadas perdas de 30% na produção. Na Índia, em 1996, estimaram-se perdas no campo de 11 a 20% por giberela. Nos Estados Unidos, apenas em Dakota do Norte, entre 1993 e 1998, estimaram-se perdas de dois bilhões de dólares.

No Brasil, apesar da ausência de levantamento, a giberela é considerada uma das responsáveis pela queda na qualidade do trigo colhido nas últimas duas safras nos estados do sul (RS, SC e PR). Atualmente, ainda, não existem medidas de controle eficazes para giberela, constituindo um desafio para a pesquisa mundial.

Brusone
A brusone é considerada a doença de importância econômica mais recente detectada em trigo. O fungo ataca a ráquis da espiga, produzindo grãos deformados e com baixo peso, implicando em perdas no rendimento. Restrita às lavouras da América do Sul, a doença está presente e, eventualmente, atinge níveis epidêmicos em áreas de trigo do Brasil, Bolívia, Paraguai e nordeste da Argentina.

O fungo que causa a brusone se dispersa através do vento e pode atacar mais de 50 espécies de gramíneas além de sobreviver em restos de culturas, sementes e plantas voluntárias. No Brasil, a brusone é mais importante na região tropical, como no norte do PR, SP, MG, MS, GO e DF. A última epidemia de brusone no Brasil foi observada em 2012, quando danos acima de 40% comprometeram lavouras de trigo no norte PR, MS e sul de SP.

5º Simpósio Internacional de Giberela
A primeira edição do Simpósio foi realizado em Suzhou, China, em 2000. Desde então, o evento passou a ser realizado a cada quatro anos. A segunda, a terceira e a quarta edições foram realizadas em Orlando, EUA (2004), em Szeged, Hungria (2008) e em Nanjing, China (2012), respectivamente. A próxima edição do simpósio será realizado em Florianópolis, SC.

2º Workshop Internacional de Brusone
O primeiro Workshop Internacional de Brusone do Trigo foi realizado no Brasil, na Embrapa Trigo, RS, em 2010, seguido de uma visita de campo à região de Brasília. DF, com a participação de representantes de 11 países. A semelhança nas estratégias de controle utilizadas para giberela e brusone foi determinante para a associação entre os dois eventos, que acontecem simultaneamente de 6 a 10 de abril de 2016, em Florianópolis, SC.

E-book - Como podar plantas frutíferas.

Veja Mais