Controle biológico é único caminho sustentável - TV Sítio

TV Sítio

Controle biológico é único caminho sustentável

  • 15/03/2016
  • Pesquisador holandês defende a diminuição do uso de agrotóxicos no campo.

Ao invés de sobrecarregar as lavouras com pesticidas, é preciso ter a consciência de que o controle biológico de pragas, largamente disponível e muito mais adequado ecologicamente, é o único caminho sustentável para a agricultura. Essa foi a ideia central apresentada pelo pesquisador Joop van Lenteren, da Universidade de Wageningen, Holanda, na conferência de abertura do Congresso Brasileiro de Entomologia (XXVI CBE) e Congresso Latino-americano de Entomologia (IX CLE), no último dia 13, em Maceió.

"Os inimigos naturais das pragas estão largamente disponíveis na natureza, especialmente num gigante tropical e berço de biodiversidade como o Brasil, e é preciso ampliar sua utilização. O que temos visto é a redução da biodiversidade pelo excesso de agrotóxicos. Em vez disso poderíamos estudar mais profundamente os ecossistemas e identificar os organismos que podem ser usados para controle biológico. Então eu advogo em favor de cada vez mais estudos ecológicos que tornem esse método mais barato e disponível", defendeu o cientista.

O ecologista especializado em dinâmica populacional das espécies concluiu sua palestra intitulada "Do vício em pesticidas ao controle biológico: utilizando em vez de eliminar a biodiversidade" (tradução do inglês) afirmando que é muito mais gratificante para um produtor consciente saber que a prática agrícola está ajudando a natureza, preservando vidas humanas e garantindo um futuro sustentável para a agricultura e o meio ambiente.

E-book - Como podar plantas frutíferas.