Brasil em parceira com México desenvolve um feijão com mais teor de ácido fólico - TV Sítio

TV Sítio

Brasil em parceira com México desenvolve um feijão com mais teor de ácido fólico

  • 15/10/2015
  • A planta geneticamente modificada carrega 84 vezes mais ácido fólico do que a planta convencional segundo pesquisas.

A pesquisa genética feita por brasileiros e a mexicanos resultou em uma planta geneticamente modificada de feijão com 84 vezes mais ácido fólico (vitamina B9) do que as convencionais. A vantagem é que, mesmo após o cozimento, o grão oriundo dessa planta consegue manter uma quantidade da vitamina (328 microgramas) cerca de quatro vezes mais do produto convencional (81 µg). A nova planta, que aguarda liberação para testes em campo no México, foi fruto do trabalho de pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF) e do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, do México.

O feijão é um alimento muito rico em vitaminas, inclusive o ácido fólico. Uma variedade convencional chega a ter 389 microgramas no produto cru, quase o mínimo que o ser humano necessita por dia (400 µg). No entanto, depois do cozimento, essa quantidade cai para 81 microgramas, ou seja, 100 gramas de feijão cozido atende pouco mais de 20% da necessidade diária de uma pessoa. Já a ingestão de 100 gramas do produto geneticamente modificado é capaz de garantir 82% da quantidade de ácido fólico que um ser humano precisa por dia.

O trabalho consistiu no aumento da produção das moléculas que dão origem ao ácido fólico a partir da introdução de genes da planta Arabidopsis thaliana, uma erva muito utilizada como modelo na biotecnologia vegetal.

As plantas foram transformadas pela metodologia de biobalística, na qual os genes são "bombardeados" para dentro da planta a ser transformada, de forma a se integrar ao seu genoma. Além disso, a Embrapa é a única instituição a dominar a tecnologia de transformação genética do feijoeiro, desenvolvida por Aragão.

O ácido fólico

O ácido fólico, também conhecido como folato ou vitamina B9, é essencial para o bom desempenho de várias funções do corpo humano, entre elas, a síntese e a reparação do DNA, divisão e crescimento celular, produção de novas proteínas e formação de hemácias. Um ser humano adulto precisa de 400 microgramas dessa vitamina por dia para garantir o bom funcionamento do seu metabolismo. Já uma mulher grávida precisa de 600 microgramas.

Uma alimentação saudável, rica em alimentos verdes e frutas, normalmente garante ao organismo a quantidade necessária de ácido fólico. Mas, com o ritmo de vida estressante dos dias de hoje, em que cada vez é mais difícil se alimentar da forma correta e nos horários adequados, é frequentemente necessário recorrer à suplementação para atingir essa quantidade.

Atentas a essa questão, a Embrapa e outras instituições de pesquisa do Brasil e do exterior têm investido na biofortificação, que consiste no aumento do teor de nutrientes em alguns alimentos em prol da saúde e melhoria da qualidade de vida da população.

O acordo assinado com o Instituto Tecnológico de Monterrey garante à Embrapa a possibilidade de trazer a variedade desenvolvida no México para cruzamentos com as cultivares brasileiras.

Fonte: Embrapa

E-book - Como podar plantas frutíferas.

Veja Mais