Algodão colorido marca presença na São Paulo Fashion Week - TV Sítio

TV Sítio

Algodão colorido marca presença na São Paulo Fashion Week

  • 28/04/2016
  • Produto desenvolvido pela Embrapa está nas passarelas do maior evento de moda do Brasil, realizado de 25 e 29 de abril, no Parque do Ibirapuera.

O desfile da coleção assinada pelo estilista João Pimenta acontece nesta quinta-feira, 28, com tecidos de algodão colorido orgânico fornecidos pela empresa paraibana Natural Cotton Color.

João Pimenta conheceu o algodão colorido orgânico quando foi convidado para fazer uma coleção exclusiva. Ao entender a cadeia produtiva (plantação, beneficiamento, tecelagem, artesanato, design e confecção), o estilista resolveu incorporar o algodão colorido na sua própria coleção.

A coleção traz o conceito de moda "sem gênero", com base na malha ecológica, para ser usada por homens e mulheres. O estilista se inspirou em uniformes (fardamento) de trabalhadores. "Trata-se de vestimenta universal, sem gênero que se reinventa e traz consigo a mensagem de durabilidade. Efêmero e atemporal se contrapondo ao descartável, ao fast fashion", declara o estilista.


De olho nesse mercado, marcas nacionais e internacionais têm procurado o algodão colorido orgânico para desenvolver linhas sustentáveis. O algodão colorido natural não necessita de tingimento, reduzindo a utilização de água e de produtos químicos no processo de obtenção do tecido.

A Embrapa Algodão lançou cinco variedades de algodão colorido no mercado, em tonalidades que vão do verde claro aos marrons claro, escuro e avermelhado. A primeira cultivar foi a BRS 200 de fibra marrom claro, lançada no ano 2000. Em seguida, foram lançadas as cultivares BRS Verde, em 2003, BRS Rubi e BRS Safira, em 2005, de fibra marrom avermelhada. Em 2010 foi lançada a BRS Topázio, de coloração marrom claro. Neste ano, será lançada outra variedade de fibra mais clara que a BRS Safira, porém mais produtiva e com maior qualidade de fibra.

O algodão colorido subiu às passarelas pela primeira em 2004, na São Paulo Fashion Week, com o estilista Ronaldo Fraga. De lá para cá as peças confeccionadas com as variedades do algodão colorido têm conquistado cada vez mais o mundo da moda. O produto também esteve presente em duas edições da Fashion Rio (2011 e 2012). Ano passado, o algodão colorido foi uma das tecnologias selecionadas para participar da feira "1.618 Luxo Sustentável", em Paris, evento que seleciona as melhores iniciativas voltadas para o consumo sustentável ao redor do mundo. O algodão colorido também foi o único produto brasileiro presente no Maison D‘Exceptions, considerado um dos maiores evento de moda do mundo realizado no mês de fevereiro, durante a Première Vision Paris.

Fonte: Embrapa

E-book - Como podar plantas frutíferas.

Veja Mais